SOBRE NÓS

Em Pindamonhangaba/SP, conforme Lei no.5085 de 06 de agosto de 2010 aprovada na Câmara Municipal, todo dia 18 de junho  passa a ser o Dia das Igrejas Assembléias de Deus.

 A história desta Igreja tem seu início em 19 de novembro de 1910 quando chegaram ao Brasil os missionários suecos Daniel Berg e GunarVingren vindos dos Estados Unidos, atendendo ao mandado do Senhor, que lhes revelou a cidade de Belém do Pará. Com determinação foram alcançando os corações paraenses até que a irmã Celina de Albuquerque foi a primeira crente a receber o batismo com o Espírito Santo na madrugada de 18 de junho de 1911.

Em seus primeiros dias a igreja se denominava Missão da Fé Apostólica prevalecendo o nome Igreja Evangélica Assembléia de Deus, termo adotado nos Estados Unidos, conforme sugeriu o missionário GunarVingren.

O receio das demais denominações transformou-se em todo tipo de perseguição, alarmando a população de que uma seita perigosa estava chegando. Matéria neste sentido publicada à época no jornal A Folha do Norte, acabou se tornando em propaganda que despertou a curiosidade sobre a nova igreja, cuja marca principal seria a oração e a evangelização intensas.

A partir de Belém espalha-se pelo nordeste, inicialmente pelas capitais, de onde segue para o interior e demais regiões do país. No estado de São Paulo, a cidade de Santos vê nascer a primeira Assembléia de Deus no estado, em 05 de maio de 1924.

A capital de São Paulo também é abençoada com a chegada de Daniel Berg em 15 de novembro de 1927 que realiza o primeiro culto da igreja na vila Carrão, distante do centro da cidade, com a participação de outros missionários.  Assim nascia o Ministério do Belém em São Paulo, cujos presidentes foram Daniel Berg, Samuel Nystron , Samuel Hedlund, Simon Lundgren, Francisco Gonzaga da Silva, Bruno Skolimovski, Cícero Canuto de Lima e o atual Pastor José Welllington Bezerra da Costa, que também vem presidindo a CGADB Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil há mais de 20 anos.

Em Pindamonhangaba/SP a Assembléia de Deus Ministério Belém, teve seu início em 18 de março de 1942, em um pequeno imóvel na atual Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, sendo pastoreada inicialmente pelo diácono João Pereira do Nascimento. No mesmo ano, a irmã Gertrudes de Godoy, doou a sua casa que ficava na rua Cônego Tobias, 168, bairro Alto do Tabaú, no local onde ainda hoje está instalado o templo sede.


Sucedendo ao diácono João Pereira, passou a dirigir a igreja o Pastor Orlando de Paula, vindo de Taubaté. O Pastor Orlando foi sucedido pelo Pastor Antonio Francisco vindo da cidade de Cruzeiro/SP e a seguir pelo Pastor Joaquim Honório Tostes, este vindo da região de Ribeirão Preto e Uberaba, ambos por breve período, completando o período que vai até o ano de 1952, a primeira década da igreja em Pinda.

No ano de 1952 chega a Pindamonhangaba , vindo de Itajubá/MG, o Pastor João Joaquim de Oliveira cujo pastorado se estende até o ano de 1968. Foi também por 20 anos, foi professor do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em Pindamonhangaba (SP), escritor e comentarista da Escola Bíblica Dominical. Em 7 de Julho de 1966, ficou em coma por 20 dias, do qual saiu milagrosamente e sem seqüelas mediante a oração do Pastor J.P. Kolenda, fato divulgado por toda parte.

Para o período seguinte de fevereiro de 1968 a abril de 1976, a igreja esteve sob a direção do Pastor José Martins de Freitas, que antes dirigira as igrejas em Lorena, São João da Boa Vista e Cachoeira Paulista, tendo sido consagrado pelo Missionário sueco Walter Goodband, que dirigia a Igreja em Taubaté, vindo a ser o primeiro pastor consagrado ao Ministério no Vale do Paraíba.

Em Pindamonhangaba liderou a edificação do atual templo sede. Também neste período foi implantado o Círculo de Oração sob a direção da irmã Alzira Marcondes, que aos 95 anos de idade continua a congregar.

Após grave acidente ceifando a vida do Pastor José Martins de Freitas, interinamente ocuparam a direção da igreja o Pastor Luiz Mariano e o Pastor José Ezequiel da Silva, por alguns meses, até que se decidiu pelo nome do Pastor José de Souza Caetano, vindo do estado do Paraná e que auxiliava o Pastor João Kolenda Lemos, ministrando aulas no IBAD, escola em que havia se formado.

O Pastor José de Souza Caetano presidiu a igreja até dezembro de 1981, sendo sucedido pelo Pastor Samuel Fontes Bezerra, vindo do estado do Espírito Santo, cujo mandato se estendeu até janeiro de 1998.

Em sequência presidiram o Pastor Paulo Silva, vindo de Araçatuba/SP, ficando até julho de 2001 e daí em diante o Pastor Mizael Francisco da Silva, vindo de Cosmópolis/SP, cujo mandato encerrou-se com seu falecimento em janeiro de 2004.

Desde 3 de fevereiro de 2004, a Assembléia de Deus Ministério Belém sediada em Pindamonhangaba está sendo presidida pelo Pastor Euclides Vaz Junior, indicado pelo Pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CONFRADESP e CGADB. Já decorridos sete anos, o Pastor Euclides agradece ao Senhor o crescimento que Deus tem proporcionado através da oração e fidelidade de aproximadamente 5000 membros e congregados espalhados por 51 templos e locais de culto.

 

 

 Rua Conego Tobias,168 - Alto do Tabaú - Pindamonhangaba/SP

 (12) 36426060